Conselho de Direcção

A Direcção da Endiama Mining tem a sua cabeça uma equipa altamente qualificada, com vasta experiência e expertise no domínio da pesquisa e produção de diamantes em particular, gestão financeira e gestão de operações mineiras em geral. 

PERFIL DOS ÓRGÃOS DE DIRECÇÃO 

Director Geral

O Dr. Pedro Galiano, Diretor Geral da ENDIAMA MINING, LDA. desde Maio de 2018, licenciado em Geologia pela UAN, MBA pela ATLANTIS UNIVERSITY e Graduação em Avaliações Financeiras para desenvolvimento de empresas pela HARVARD UNIVERSITY.

Experiência Profissional:

O Dr. Pedro Galiano tem vasta experiência global e executiva, e uma abordagem profundamente estratégica. De 2005 a 2007, foi Diretor-Geral do Projecto Camuanzanza (Projecto em Parceria entre a Endiama P&P e a BHP BILLITON). Director Adjunto e posteriormente Director das Operações Mineiras Interino da Sociedade Mineira do Chitotolo, entre 2008 e 2012. Durante os seus 27 anos de carreira na Industria diamantífera, Pedro Galiano ganhou uma vasta experiência em todos os principais segmentos do negócio desde a Investigação, Prospeção, Exploração, Tratamento e comercialização tanto para as áreas de depósitos aluvionares como primários.

Outras direções e escritórios (atuais e recentes):

Director de Operações Mineiras do Projecto Luaxe (desde Outubro de 2020)

Assessor do Grupo Técnico para Gestão do Projecto Lunhinga (desde Maio de 2019)

Presidente do Conselho de Gerência da UARI Sociedade Mineira Lda (desde julho de 2018)

Directora de Administração

A Dra. Francisca Ferreira, Directora de Administração da ENDIAMA MINING, LDA. desde 2017, licenciada em Economia, Contabilidade e Finanças pela UAN (Universidade Agostinho Neto), formações técnico-profissionais em várias áreas, nomeadamente Estatística Aplicada a Gestão, Gestão de Riscos no Sector Mineiro, Indústria e Comercialização de Diamantes e Gestão para Alta Direcção.

Experiência Profissional:

A Dra. Francisca Ferreira tem muita experiência nas áreas de administração e finanças, tem vindo a exercer cargos de bastante relevância há mais de 26 anos, foi Chefe de Departamento de Contabilidade Geral de 1995 a 1999 da ENDIAMA, Directora de Administração e Finanças da Endiama de 1999 a 2002. Gerente para Administração e Finanças da Sociedade Mineira do Cuango, em representação da ENDIAMA de 2004 a 2007, Gerente para Administração e Finanças da Sociedade Mineira do Chitotolo em representação da ENDIAMA de 2007 a 2013. Assessora de Primeira na ENDIAMA de 2015 a 2017. Integra a equipa de Reestruturação da ENDIAMA MINING desde 2017.

Outras direções e escritórios (atuais e recentes):

A Dra. Francisca Ferreira é igualmente Directora de Logística e Património da SODIAM-EP desde 2018, em acumulação com a posição de Directora de Recursos Humanos Interina da SODIAM-EP. 

Director de Geologia

O Dr. Carlos Baptista, Director de Geologia da ENDIAMA MINING desde 2018, licenciou-se em Geofísica na UAN (Universidade Agostinho Neto), tendo concluído a sua formação na Faculdade de Geologia da Universidade de Trieste – Itália. Frequentou o Curso de Gestão de Empresas para Administradores, promovido pela Empresa DICPAROL com participação do governo Espanhol. Frequentou o seminário sobre Geologia das Lundas e métodos de prospeção para jazigos diamantíferos, tendo como preletores os renomados Dr. A. Monforte e Dr. Bernardo Reis. Participou no curso de prospeção aluvionar para identificação de jazigos diamantíferos, promovido pelo Projecto Luzamba.

Experiência Profissional:

O Dr. Carlos Baptista Foi: Exerceu o cargo de assistente Principal na ENDIAMA E.P. de 2016 á 2018; Coordenador da Comissão de Liquidação da ENDIAMA P&P; Presidente do Conselho de Gerência da SML (Sociedade Mineira do Lucapa); Membro do Conselho de Gerência do Projecto Lucapa Leste; Coordenou a campanha de sondagem nos carbonatitos Bonga e Tchivila, na província da Huila, com objectivo de avaliar o seu potencial em Niobio (PO5) de ambos os corpos; Diretor Geral do Projecto Chimbongo; Chefe de Departamento do Departamento de Gestão de Participações Mineiras da ENDIAMA E.P.; Trabalhou como chefe de Departamento de Geologia de Prospecção e Produção no Projecto Penz, na Área Mineira do Nzagi;

Outras direções e escritórios (atuais e recentes):

O Dr. Carlos Baptista é igualmente Membro do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira do Calonda, desde 2018. 

Director Técnico

O Eng. Adérito Gaspar, Diretor Técnico da ENDIAMA MINING, LDA. desde Julho de 2018, licenciado em Engenharia de Minas pela Universidade Agostinho Neto (UAN) e MBA pelo Management College of Southern Africa (MANCOSA), Durban, África do Sul. Realizou várias formações técnico-profissionais em Angola e no exterior, que incluem cursos de Planeamento Mineiro de Curto, Médio e Longo Prazo, Detonação e Licença de Explosivos, Gestão de Projectos, Curso de Liderança, Gestão de Riscos, Gestão e Dimensionamento de Equipamentos Mineiros – na África do Sul, Botswana e Namíbia. Em Angola, frequentou de entre outros, os cursos de Química Mineral de Kimberlitos, Sistemas Integrados de Gestão, Liderança, Gestão de Riscos na Segurança de Trabalho. No Brasil, completou o Curso de Desvio de Rios para minas aluvionares de diamantes.

Experiência Profissional:

O Eng. Adérito Gaspar possui enorme experiência em operações mineiras de grande escala, quer a nível dos kimberlitos, bem como dos aluvionares. Com cerca de 21 anos de exposição no sub-sector dos diamantes, adquiriu várias competências e habilidades nas áreas de gestão, planeamento mineiro estratégico e operacional, prospecção, pesquisa e avaliação depósitos primários e secundários, exploração, tratamento e comercialização. Trabalhou durante cinco (5) anos (2002 à 2006) na Sociedade de Desenvolvimento Mineiro de Angola (SDM), na área do Luzamba (Cuango), onde atingiu o cargo de Chefe de Sector de Exploração Mineira. Foi quadro da empresa multinacional De Beers durante cerca de dez (10) anos (2006 à 2016), onde trabalhou nas suas minas diamantíferas de classe mundial, tais como, Venetia (África do Sul), Jwaneng (Botswana) e Namdeb (Namíbia). No Projecto Lunda-Nordeste (Joint-Venture ENDIAMA-De Beers), participou das operações de prospecção, pesquisa e avaliação de kimberlitos e do Projecto de Estudo Conceptual e de Viabilidade do Kimberlito Mulepe-1. Também trabalhou na Sociedade Mineira de CATOCA como Chefe de Sector de Planeamento e Controlo Técnico da Produção (2016 à 2018). Em Maio de 2019, assumiu o cargo de Coordenador da Comissão de Gestão do Projecto Mineiro Lunhinga.

Outras direções e escritórios (atuais e recentes):

Coordenador da Comissão de Gestão do Projecto Lunhinga (desde Maio de 2019);

Quadro Sénior da Sociedade Mineira de CATOCA (desde Fevereiro de 2016);

Membro da Ordem de Engenheiros de Angola – OEA (desde 2004).

Director de Contabilidade e Finanças

O Dr. Emanuel Pereira, Licenciado em Gestão e Organização de Empresas Universidade Gregório Semedo, Luanda – Angola; MBA – Gestão de Negócios, pela Faculdade de Tecnologia Empresarial do Brasil – FTE. Tem atualizações em diversas matérias, especialização em Fiscalidade pela Ordem Dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola – OCPCA e Membro efectivo com nº 20111590.

Experiências Profissional

O Dr. Emanuel Pereira, possui vasta experiência na área de contabilidade e finanças, tendo exercido cargos de elevada responsabilidade ao longo dos últimos 11 anos, nomeadamente Director Executivo de Finanças da Sociedade Mineira de Catoca, Lda, Março de 2017 a Maio 2020; Chefe de Departamento de Finanças, da empresa Sociedade Mineira de Catoca, Lda, 2013 a 2017; Analista Economico e Financeiro – Sociedade Mineira de Catoca, Lda – Ano de 2012; Chefe de Departamento de Contabilidade da empresa Bauxite Angola – Ano de 2011; Chefe de Departamento de Administração, Finanças e Contabilidade, na Empresa SDM- (Endiama, Hasthon Mining & Odebrecht) Sociedade de Desenvolvimento Mineiro de Angola S.A.R.L – Ano de 2009 a 2010;

Outras direções e escritórios (atuais e recentes):

Membro efectivo da Ordem Dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola – OCPCA com nº 20111590

Assine nossa Newsletter

Entre na minha lista e fique informado sobre as novidades.